quarta-feira, 16 de maio de 2012

Talvez... um sonho






Anteriormente falamos sobre sonho, e recordando a abordagem, foi conveniente comentar alguma coisa neste momento.
Dizíamos que a vida "talvez" fosse um sonho, cujo conteúdo, esqueceríamos rapidamente ao acordar, assim mesmo como por vezes ao amanhecer, lembramo-nos de um sonho, e rapidamente o esquecemos... Muitas vezes sabemos que sonhamos a noite, mas não conseguimos recordar.
Na maioria das vezes, nem sabemos que sonhamos.
Que tal isso para a vida?
Ao termina-la, ou melhor, ao acordarmos dela, podermos por vezes lembrar de algo, parte da mesma, e rapidamente esquecermos...
Mas , comparando isso com a vida normal, quando sonhamos por exemplo, um pesadelo, e nos lembramos dele, temos uma satisfação muito grande ao sentir que somos nós, e não o personagem que viveu o pesadelo, é quem realmente existe.
Isto para a vida como um sonho poderia seria uma benção... Ou seja, encontraríamos conosco mesmo, sem ter nada a ver com o que se passou em nossos anos de existência terrena, principalmente quando ela possa nos ter dado uma sensação de pesadelo.
Já para as alegrias de uma vida que se passou, poderíamos considerar que as passageiras lembranças, se apresentariam como recordações suaves, agradáveis e felizes.
Tudo igual a um sonho normal.
Um pesadelo queremos esquecer, mas nos influenciamos por ele de certa maneira, e por vezes, mudamos comportamentos quase que coagidos pelos eventos que se passaram no mesmo.
Um sonho bom, tentamos recordar, e também nos influenciamos por ele.
Uma vida fracassada, nos influenciaria com certeza, bem como uma vida altruísta ou de sucesso o faria.
Cada vida com sua consequência passageira, rápida.
O mais importante, seria que estaríamos encontrando conosco de uma forma que enquanto sonhamos não conhecemos.
Quem seria nosso eu verdadeiro, o que sonha a vida, e na vida sonha os sonhos?
Quem seria esse que está fora do tempo e do espaço, e que por um poder desconhecido, pode dormir no infinito e na eternidade e sonhar com a vida? E vive-la em seu sonho? E sonhar mais para longe ainda nas noites de quem ele sonha ser?
Quem seria esse que quando sonha a vida; põe nela eventos como todos os acontecimentos da historia; põe nela todos os personagens de seu momento até o mais remoto passado; põe nela todas as coisas de seu mundo sonhado, e ainda especula o que poderia acontecer nos dias seguintes?
Esse "talvez a vida seja um sonho",  pode ser uma verdade que depende de nossa consciência mais atenta.
Sonhamos acordados também, mas não sentimos normalmente os sonhos do dia porque estão ofuscados pelas preocupações e agitações constantes de nossas buscas rotineiras tais como, trabalho, prazer, poder, etc..., que são os eventos que ocupam completamente nossa consciência objetiva (sentidos).
Mas podemos exercitar a consciência para capturar esses sonhos (da vigília)  que são como as estrelas durante o dia, que não podem ser vistas por causa da claridade mais próxima de nós exercida pelo Sol.
Nossa consciência profunda, está ofuscada pela consciência objetiva durante o dia. Se em alguns momentos conseguimos diminuir o ritmo de ansiedades e preocupações etc. então conseguimos vagar por outros sentidos que normalmente não percebemos...
Assim, se baixarmos o ritmo de busca rotineira, talvez possamos começar a busca mais profunda, e quem sabe começar a perceber a nascente de todos os eventos, coisas, e pessoas a nossa volta.
Vale a pena tentar.
Ou pelo menos, pensar sobre isso...
Estou fazendo isso  há algum tempo...mais precisamente, há alguns anos,,, e posso afirmar, que depois de muitos mergulhos, na verdade ainda rasos, na consciência, já posso em caráter pessoal afirmar que a Vida é um Sonho, entretanto, afirmo por uma questão de conhecimento e aceitação de um fenômeno, mas não ainda por Sensação intima.
Talvez um dia venha a sentir que a vida é um sonho que ao acordar, lembramos vagamente de algumas passagens e acontecimentos, mas rapidamente esquecemos porque, a partir dai interessa mesmo
é que teremos retornado ao nosso EU verdadeiro que tudo permitiu que acontecesse em sonho, mas espero que eu venha a sentir isso,  ANTES DE ACORDAR.


                                                                        Zamarrenho

Veja mais no menu FilosoVia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário